quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Privatização do setor de energia: a falácia da redução das tarifas.

Fonte: Blog do FERU/RS
Por Daniel Passos
Economista - DIEESE-SC

Há um consenso no país de que a tarifa de energia elétrica é cara. Os dados revelam que essa situação se aprofundou desde meados dos anos noventa e está diretamente associado ao processo de privatização dos serviços públicos em que estes se transformaram em mercadorias. Sob esta lógica as tarifas de energia elétrica aumentaram bem acima da inflação apurada no período.

Além de cara, a tarifa de energia também é injusta. O modelo de regulação do setor fez com que nas regiões mais pobres, onde é menor a renda média da população, as tarifas sejam ainda mais elevadas. Neste aspecto cabe destacar que o poder de compra de um consumidor de energia na região mais pobre é de apenas 8% do consumidor da região mais rica.

Até 2015 estarão vencendo várias concessões do setor de energia. Há um movimento defendendo a relicitação dessas concessões como forma de baratear a tarifa. Será que aprofundar o modelo de privatização trará de fato este resultado?

A apresentação feita pelo economista do DIEESE Daniel Passos nega este resultado e revela através da simulação de uma conta de energia elétrica que a redução da tarifa seria ínfima ao consumidor final.

RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES - Uma Estimativa do Efeito na Conta de Energia do Consumidor Residencial
Porto Alegre, junho de 2012
DIEESE – Rede Eletricitários





Palestra proferida no Seminário Todos Pela Energia. Privatização não é a solução realizado em Porto Alegre (RS) em 05/06/2012. Veja outra palestra do economista sobre Desindustrialização Precoce - A situação do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário