quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Nove famílias são despejadas no Paraná



Histórico: 

23/07/2012  - POLÍCIA FEDERAL entrega comunicado da reintegração de posse
Depoimento: 

Famílias em desespero. 

Bom dia! Urgente.

Estamos muito preocupados sem dormi, a policia federal esteve aqui no dia 23/07/2012 e nós comunicou sobre a reintegração de posse, que a Vara Ambiental e a 6 º Vara acabou o processo e vai nós tirar, tem mais dois processos que não deu reintegração de posse ainda . O juiz não quer esperar para tirar todos de uma vez só, tivemos a visita da Assistente Social, que mandou que agente fosse fazer o cadastro único, fizemos o solicitado e 3 famílias sendo MARIZETE DOS SANTOS, ROBSON RODRIGO DOS SANTOS E MARIA T. MICHEL.

Pois o Sr Quadros da Policial Federal, nos comunicou no dia 26/07/2012 por telefone que a reintegração de posse de 9 residências seria do dia 01/08/2012, será feita a retirada com força policial e derrubada nossas casas. Não estamos resistindo, estamos sem ter pra onde ir. Infelizmente eu e outros moradores não disponibilizamos dinheiro para o aluguel, não sabemos mais aonde pedir ajuda, pois temos crianças e idosos que iram realmente ficar sem teto.


Eu MARIZETE, estou esperando o resultado de exames para uma cirurgia, o ROBSOM ainda usando bolsa de colostomia e não pode fazer esforço físico, Dº MARIA está no aguardo da pericia com a Assistente Social do INSS para receber seus benefícios. Imagine como vamos ficar! Esperamos além da ajuda de DEUS algum órgão publico para nós ajudar. Por hora é isso, contamos com a ajuda da UMP, não sabemos nem aonde vão ficar nossos pertences, pois nem um órgão nos comunicou disso, só sabemos que vamos ficar na rua. Infelizmente, esperamos que nós ajudem. Obrigada Marizete! 


Despejo marcado para:
Quanta Feira – 01.08.2012
06h00 da manhã.


Local:
Rua Lenidas Sechi, com Rua Fernando Catapreta Machado
Vila Zippim – São José dos Pinhais – Paraná.
Contato: 9903-7815 - 8495-5810

01/08/2012 - Famílias são despejadas

Nove famílias que se instalaram em uma área localizada na Vila Zippin, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, – e que pertence à União – foram retiradas do local na manhã desta quarta-feira (1º). O despejo ocorre por conta de um mandado de reintegração de posse, determinada pela Justiça com base em ação movida pela Advocacia Geral da União (AGU).

Segundo o secretário-geral do programa União por Moradia Popular no Paraná, Roland Rutyna, as famílias afetadas pela decisão não têm para onde ir. "É uma situação muito constrangedora para as famílias. Algumas nem sabem onde vão dormir nesta noite". De acordo com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Dinarte Vaz, os moradores foram alertados há dois anos que teriam que deixar a área.

Na manhã desta quarta-feira, um oficial de justiça se apresentou para cumprir a determinação da Justiça. Agentes da Polícia Federal (PF) e da Guarda Municipal de São José dos Pinhais deram apoio e, às 9 horas, começou a reintegração de posse, que terminou no fim da manhã. Segundo Rutyna, não houve confrontos entre policiais, guardas e moradores e o processo terminou de maneira pacífica.

A área desocupada pertencia à antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e passou para a Secretaria de Patrimônio da União com a extinção da rede, em 2007. Agora, a área deve ser usada pela Receita Federal.

Realocação

Segundo Rutyna, os móveis das famílias foram levados por um caminhão cedido pela prefeitura a um barracão localizado no bairro Borda do Campo, também cedido pela prefeitura do município. “Eles estão tirando os móveis e as famílias que se virem, porque não têm para onde ir. É uma situação constrangedora até para os policiais federais, que estudam tanto e são obrigados a despejar sem-teto”, disse.

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) informou que não há previsão para realocar os moradores afetados. As famílias foram inscritas no programa União por Moradia Popular do Paraná no programa Minha Casa, Minha Vida, cujas novas residências populares devem ficar prontas apenas dentro de dois anos. Os apartamentos que serão construídos em um terreno na Vila Edith, que também era de propriedade da extinta RFFSA.

“Enquanto isso, não se sabe onde essas pessoas vão morar. As famílias estão desesperadas, porque, apesar de a área ser irregular, eles construíram suas casas, seus sonhos ali”, afirmou o secretário da União por Moradia Popular do Paraná.

A prefeitura de São José dos Pinhais informa que tem conhecimento de apenas sete famílias que seriam retiradas do local. Duas delas ainda permanecem no terreno, segundo a prefeitura. O município informa que fez um pedido à SPU de um prazo de 30 dias para que o poder público encontrasse um abrigo para essas famílias. As outras cinco já teriam deixado a região e a prefeitura teria concedido o apoio com transporte e armazenamento de móveis.
A Advocacia Geral da União diz que recebeu o pedido feito pela SPU para a reintegração de posse da área pela SPU. Os juízes, informa a AGU, concederam prazo de 30 dias para a desocupação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário